Já tem um
tempo que ouço falar sobre ela, sempre de um jeito pejorativo, mas - talvez por
pura falta de cultura - nunca soube direito quem era. Resolvi vencer a
curiosidade, e após alguma pesquisa no google finalmente descobri quem era
Amélia.
A mulher
perfeita de Mário Lago e Ataulfo Alves, conhecida pela falta de vaidade e por
achar bonito passar fome ao lado do marido. Um perfeito exemplo de submissão:
De fato, Amélia é a mulher ideal para qualquer homem tradicional e conservador,
convenhamos. Já li vários dizeres feministas falando criticamente sobre ela, e
até a cantora Pitty tentou desconstruí-la em uma de suas canções. Ainda bem,
penso, mas então, questiono quem de fato teria sido essa mulher, cuja
passividade é tão famosa e repreendida.
Encontrei
a resposta em uma reprise do Fantástico, em um quadro no qual eles desvendando
as origens de musas da música brasileira. Amélia era doméstica da cantora Aracy
de Almeida, e foi apresentada a Mário e Ataulfo pelo irmão da cantora, Almeidinha,
que zombava da doméstica, pois era uma mulher humilde, que trabalhava, sem
reclamações, realizando todas as tarefas do lar, e ainda tinha seu pouco
salário furtado pelo marido. Almeidinha dizia que Amélia contava que às vezes
passava fome ao lado do marido, mas achava o sacrifício bonito. Foi daí que os
compositores criaram a famigerada música.
Entendi a
origem da música, mas ainda me pergunto quem era a verdadeira Amélia por trás
dela. Quais eram seus desejos e vontades? E suas motivações? Quanto deboxe ela
aguentou calada? Ou será que aquilo não a chateava? E seus sonhos? Quais teriam
sido as ambições que lhe foram tiradas? Pena que Mário e Ataulfo não se deram
ao trabalho de perguntar.
Maria Elisa Nascimento
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