domingo, 4 de dezembro de 2011

Que pare, então, essa arrecadação de lixo!


O Brasil é conhecido internacionalmente por sua variedade étnica, religiosa e cultural. Em um país como o nosso, tão cheio, diferente e único, nós encontramos de tudo um pouco. 
Desse tudo, obviamente, há poucas coisas e pessoas que conseguem se destacar, e muitas delas - se formos parar pra pensar - não merecem toda essa atenção que recebem da mídia e de nós, os espectadores.
Bandinhas sem conteúdo, como Restart, vendem mais e mais discos a cada dia que passa... E qual a razão de seu sucesso? Talvez seja o visual inovador e único de seus integrantes. Talvez seja porque os temas pobres, passados e repetitivos de suas letras tem força suficiente pra ganhar o coração de pré-adolescentes... Enfim, se pararmos pra juntar essas - outras - razões, fica fácil concluir que a banda é reconhecida por sua música plastificada, ou de comercialização(se assim preferir). Os fãs que me perdoem, mas restart é apenas um produto criado pra gerar lucro ás gravadoras.
Isso é triste, afinal existem cantores que são incrivelmente bons no que fazem e estão jogados no meio dessa nossa multidão. Escondidos. Esperando que alguém os descubra e valorize, contudo são deixados de lado, por terem um ótimo material, mas de difícil venda. Pois envolve gosto, opinião. Vai além das letras bobas e passadas.
A música, assim como a literatura, deixou de ser admirada como arte, e se tornou apenas outra consequência do capitalismo. E o pior é que grande parte de nós sabe que isso é verdade, mas não se importa.
Ninguém baixa músicas que não estejam tocando nas rádios. Ninguém quer ver filmes que não são tão conhecidos. Ninguém se interessa em ler algo que não seja de Caio Fernando Abreu, Clarice Lispector, ou Tati Bernardi(autores os quais eu não desmereço, pois são realmente muito bons).
Estamos perdendo ótimos conteúdos e desmerecendo o trabalho de pessoas incrivelmente talentosas com essa nossa mania estúpida de não querer conhecer o novo. Então por que não paramos com isso, e damos uma chance? Pode ser que algo que você nunca pensou que existia, valha mesmo a pena.
Um beijo pra vocês e até outro dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário