quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Palavras certas pra pensamentos errados.



Amizade é uma coisa complicada. Todos temos amigos, e mesmo que poucos, são muito importantes, pois são a família que Deus nos permitiu escolher. 
E como pessoas que nós amamos, tentamos sempre protegê-los e ajudá-los, mesmo que eles não queiram nossa intervenção. 

Mas quando são os nossos amigos que vem pedir nossa ajuda, como saberemos  o que dizer?
As pessoas são todas indecifráveis. Na maioria das vezes nem mesmo nós sabemos o que se passa em nossa cabeça/vida, então como saberemos o que acontece na de outra pessoa? 
Eu tento dar conselhos só pra quem me pede, mesmo indiretamente, e quando não o fazem, eu critico o acontecimento mentalmente e mordo o lábio inferior, na vontade de dizer o que penso. Mas eu me sinto mal por - mesmo que mentalmente - julgar algo que não vivo.
Só quem vive na prática sabe como é, e por mais que vivamos situações muito parecidas, nada é igual, por todos sermos diferentes. Por isso temos que ter muito cuidado antes que dizer o que pensamos, pois corremos o risco de errar, fazer alguém que amamos tomar a decisão errada, e se machucar. E o mesmo cuidado deve ser tomado quando se trata de escutar a opinião alheia, sobre a nossa vida.
Palavras são códigos difíceis que podem ter inúmeros significados, dependendo de quem as escuta. E uma mesma cena pode ser interpretada de mil maneiras diferentes, dependendo de quem a vê. Isso é muito perigoso. 
Por isso meus amigos, tomemos cuidados com nossas palavras e pensamentos, pois se nem mesmo sabemos o que estamos vivendo e sentindo, o que faz parte de outro alguém nos é mais incompreensível. Pensemos com nossos próprios cérebros e ajamos de acordo com nossas vontades, em primeiro lugar, mas lembremo-nos: Levar em consideração pontos de vista diferentes é bom, e nos ajuda a fortalecer ainda mais nossos pensamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário