quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Preconceito.

No dicionário tem como um de seus significados Ideia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.", e, mesmo sem perceber, todos o praticamos. O pré julgamento. A imagem que temos de algo ou alguém, sem ao menos o conhecermos. Muitas pessoas (inclusive eu já fui uma delas) reclamam HORRORES sobre o preconceito, mas examinando isso mais de perto, penso que não é nada além do comum para nós, os seres humanos. 
É óbvil que quase sempre nós exageramos demais! E no final, muitas vezes percebemos que a verdade é o oposto do que pensamos, mas de certo modo a culpa não é de ninguém... Ou melhor, a culpa é dos conceitos que nos foram passados pela sociedade em que vivemos, os quais foram passados pra ela por uma outra sociedade, de uma outra geração, que foi passada a ela por outra geração... Enfim! É tudo hereditário, risos.
E juntando essa herança com nossainfinita belíssima imaginação... Criamos uma imagem desfiguradadaquilo que não conhecemos.
Acho que não há problema em criar uma imagem, sem se conhecer.. Acho até normal, no momento. O grande problema está em passar essa imagem a outras pessoas, sem ter certeza absoluta, e estar errada. Assim, desmoralizamos alguém injustamente, e isso não é legal.
Nós deveríamos examinar de perto, cada pessoa, e a conhecer o melhor possível, antes de passar nossa imagem sobre ela a outras pessoas, pois assim, não enganaremos a ninguém. Nem a quem for julgado, nem a quem contarmos o que vemos, e principalmente, a nós mesmos.
Ok, eu sei que não sou nenhum exemplo, principalmente nesse quesito, mas eu vou tentar melhorar nisso, e espero que vocês também tentem *-*. Assim, quem sabe não melhoramos um pouco os conceitos que serão passados para a próxima geração?
Obrigada pela atenção, e por favor não me julguem pelo texto que escrevi.
Beijos, Maria.




ps. A ideia de escrever sobre esse assunto me veio a cabeça a partir do texto "Puro deficit" do blog lizabornia.blogpost.com. Besitos pra você, Liza linda, rs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário